O Congresso

O III Congresso de Serviço Social do IMIP e da VII Jornada de Serviço Social do IMIP propõe estimular o debate acerca da relevância dos movimentos sociais na defesa e implementação de políticas públicas no contexto atual e os desafios postos. A discussão se dará entre os profissionais,  estudantes de Serviço Social e grupos coletivos, como forma de compartilhar saberes e experiências, e provocar a aproximação entre o debate que está sendo construído na academia, no exercício profissional e nos movimentos sociais.

As políticas públicas têm sido alvo constante de desmonte, acarretando perdas significativas para a reprodução da classe trabalhadora, agudizando ainda mais as expressões da questão social. Apesar das tentativas individuais de superação deste contexto, a história tem mostrado que a possibilidade de modificação somente é possível a partir da construção coletiva, que se materializa também nos movimentos sociais.

Considerando a dimensão ético-política do Serviço Social como profissão e conforme disposto no Código de Ética Profissional a orientação de “apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania” (CFESS, 1993), o referido evento pretende proporcionar conhecimento teórico e prático sobre o tema proposto.

Esse ano, a programação trará como novidade as janelas culturais que introduzirão, através de outras formas de linguagem, as temáticas propostas. Teremos ainda a modalidade de apresentação oral como opção no momento da inscrição dos trabalhos (além da modalidade de pôster), possibilitando a fomentação do debate por eixos temáticos. Os melhores trabalhos continuarão recebendo o título de menção honrosa.

A Comissão Organizadora deseja a todos e todas um proveitoso evento!